segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sobre o MinhaCasaMinhaVida(MCMV) da Caixa

Olá pessoal. Somos um casal com pouco mais de 5 anos de namoro, eu com 22 e ele com 24  anos, que decidimos optar pelo financiamento MCMV, na modalidade aquisição de terreno + construção.

Li, reli vários artigos sobre a modalidade aquisição de terreno construção, além de pegar informações na própria Caixa.

Os requisitos para constar no MCMV:


  • A construção não deve ultrapassar 70m², pode ser 69,96m²;
  • O valor máximo oferecido pela caixa é de 90mil;
  • Não precisa ter o terreno para começar a construção;
  • O pagamento será dividido em 4 etapas, que são pagadas depois de prontas, então quem optar por essa modalidade terá que ter dinheiro em caixa ou apelar para o fiado até que o dinheiro seja liberado.
Um site que me ajudou muito foi esse:

Tem bastante perguntas que são respondidas claramente. Então quem tiver interesse de optar pela construção, leia bastante sobre o assunto.

Iniciamos o financiamento no dia 6 de abril de 2013. Fomos a uma contabilidade representante da Caixa, no fim de março para pegar informações e já levar a documentação necessária, no começo de abril com o novo contra-cheque do Pedro em mãos demos início ao processo de financiamento.



Ponto de Partida

Olá, meu nome é Leticia, tenho 22 anos, namoro com Pedro de 24 anos. 


Vou contar resumidamente como começou nosso projeto construção.
Um amigo optou pela modalidade do MinhaCasaMinhaVida, adoramos a ideia, pq poderíamos construir nossa casa do jeito que nós queríamos, sem depender de construtora.
Acompanhamos alguns passos da sua construção e resolvemos quer faríamos assim, mas não tínhamos data para isso.

Eis que surge um lote, de 300m² (10x30) por 35mil, valor que estão cobrando pelos lotes de 200m², aí  vimos que não poderíamos deixar essa chance passar. Isso foi em meados de março, conversamos então com o proprietário, como forma de segurar o lote, demos 5mil a ele de entrada e corremos na Caixa para dar entrada na papelada.

Se fôssemos juntar minha renda e a do Pedro, o subsidio seria pouco, resolvemos fazer só no nome do Pedro, no dia 5 de abril com o contra-cheque do mês de março o Pedro em mãos demos entrada na papelada, mas tinha uma pendencia junto a Receita Federal, por causa do Imposto de Renda que não foi declarado em 2012, conseguimos resolver a pendencia no dia 16 de abril.

Hoje, 29/04/2013 ainda estamos aguardando a resposta da Caixa para sabermos se o financiamento foi aprovado. Assim que tiver mais notícias posto aqui